Buscar

A arte de ensinar, o amor por aprender!



Para nós, a arte de ensinar é acreditar que a educação começa pelo amor por aprender.


Há 31 anos, a Rosangela exerce esse amor na prática todos os dias: ensinando e encorajando crianças, jovens e adultos a acreditarem nas suas capacidades individuais e nas habilidades que herdaram do seu sistema familiar para aprender a arte da matemática e da ciências. E, muitas vezes, a arte da ciência da VIDA também!


Com seu olhar sereno e amoroso, ela reconhece a sua humanidade em comum nos olhos de cada um de seus alunos. Vê através de seus alunos, também seus pais e suas mães. Mesmo em uma sala com muitos alunos, considera o contexto de cada um. Dedica a sua vida para despertar todas as potencialidades que esses seres humanos possuem e que, muitas vezes, nem eles as reconheciam em suas vidas.


É a tão linda e nobre arte de educar para transformar!


Parabéns pelo seu dia Rosangela, a educação ganha muito com seu olhar sistêmico para o processo de ensino e aprendizagem. O @ipstransformar se orgulha por tê-la em nosso time!


O professor que acredita que a educação começa pelo amor por aprender, valida a existência humana do seu aluno. Acredita em todo seu potencial criativo. Vislumbra todas as portas e caminhos que seu aluno pode abrir como protagonista pelo amor por aprender.


Já dizia Rubem Alves: “A essência dos pássaros é o voo”.

Hoje é dia de agradecer e honrar.

Agradecer e honrar a nossa capacidade de aprender e ensinar.

Agradecer e honrar a existência do conhecimento disponível.

Agradecer e honrar os nossos pais que nos permitiram/permitem o acesso ao conhecimento, ainda que muitas vezes não tiveram na mesma proporção disponível no seu tempo.

Agradecer e honrar a existência das escolas, colégios, faculdades, universidades e ambientes de ensino e aprendizagem.

Agradecer e honrar a existência dos professores e mestres.

Agradecer e honrar a existência do corpo pedagógico e coordenações de ensino.

Agradecer e honrar a existência dos conhecimentos antigos que já aprendemos e de tantos conhecimentos novos que ainda aprenderemos.

Agradecer e honrar a nossa constante capacidade de transformação através da educação.

Agradecer e honrar a liberdade e inovação que o aprendizado nos possibilita.

Agradecer e honrar o que somos, o que nos tornamos e o que ainda seremos através do conhecimento.


Agradecendo e honrando a nossa ancestralidade, nós do @ipstransformar levamos adiante o nobre ofício de ensinar com os dons que aprendemos do nosso sistema familiar, com tantos professores e professoras que fazem parte!


Parabéns a todos os mestres pelo seu dia. Gratidão pela sua nobre missão, através de vocês, seguimos aprendendo, criando e transformando!


Surpreenda aqueles que acreditam ou acreditaram em você, compartilhe ou marque nos comentários os professores que você quer homenagear hoje com essa reflexão!



935 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo